A inspeção rotineira é uma atividade que tem como objetivo avaliar o estado de conservação de estruturas de concreto, fornecendo diretrizes para uma manutenção eficaz e de custo-benefício adequado. Com ambas as práticas, podem ser cumpridas as funções para as quais a estrutura foi construída e, possivelmente, ser estendida a sua vida útil.

A GW Soluções de Engenharia associa a experiência em inspeções com ensaios não destrutivos de alta tecnologia para identificar as condições da estrutura e evitar ou tratar as patologias o quanto antes, gerando menor custo e intervenção no ambiente.

Ensaios

Determinação da profundidade de carbonatação

Ensaio fundamental para verificar a frente de penetração do dióxido de carbono no concreto de cobrimento, uma vez que este, ao entrar em contato com a armadura do elemento estrutural, inicia o processo de despassivação e corrosão da armadura.
O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Este ensaio é regulado pela norma alemã DIN EN 14630.

Esclerometria

EsclerometriaO método mais utilizado no mundo para estimativas de resistência à compressão do concreto é o esclerômetro de reflexão, que se baseia no princípio do ricochete.
No Brasil, o procedimento para execução do ensaio é estabelecido pela NBR 7584.

Detecção de barras de aço

Detecção de barras de açoA GW Soluções de Engenharia disponibiliza a solução para detecção de barras de aço e outros elementos metálicos no concreto.
Algumas das aplicações deste ensaio são a inspeção e aceitação da camada de cobertura de elementos estruturais, além da localização de barras, para evita-las ao perfurar o concreto.

Potencial de Corrosão

Potencial de CorrosãoA corrosão dos elementos é investigada pela realização de medidas eletroquímicas, como o ensaio de potencial de corrosão.
Seguindo a norma americana ASTM C 876, esta medida indica a condição de um estado ativo de corrosão ou passivação da armadura.

Termografia

Termografia A termografia infravermelha constitui uma técnica não destrutiva de sensoriamento remoto, um ensaio eficiente, útil, preciso e econômico para avaliação do concreto. É baseada no princípio fundamental de que anomalias abaixo da superfície dos materiais afetam o fluxo de calor através dos mesmos. Assim, com esse método, é possível detectar, com precisão, grandes defeitos e delaminações no interior de estruturas.


Fale Conosco Conheça Nossos Diferenciais