As construções podem ser comparadas com o corpo humano, onde a estrutura representa o esqueleto, por exemplo. Não se pode adiar a cura de um osso quebrado, assim como não se pode adiar o reparo de estruturas deterioradas.

Ao se diagnosticar deteriorações e manifestações patológicas na estruturas e seus sistemas de proteção, estes devem passar por processos de reparo ou reabilitação estrutural, para que as características necessárias para a segurança, a durabilidade e o desempenho adequados sejam reestabelecidas. Estes processos podem ser compostos, dependendo de cada caso, por injeções de fissuras, tratamentos de armaduras corroídas, realcalinização do concreto, etc.

O reforço de estruturas se justifica quando é necessário aumentar a capacidade portante de uma estrutura, ou mesmo para corrigir alguma falha do projeto estrutural quando da avaliação dos carregamentos. CFRP (fibra de carbono), chapas de aço coladas, perfis metálicos e encamisamentos são algumas das soluções elaboradas por nós em casos de necessidade de reforço estrutural.